Sala de Leitura

As Salas de Estudo do Sistema Olimpo têm como objetivo específico facilitar o ensino, fornecendo o material bibliográfico adequado, tanto para uso dos professores como para uso dos alunos, desenvolvendo-lhes a capacidade de pesquisa, enriquecendo suas experiências pessoais, e tornando-os, assim, mais aptos a progredir nos seus campos profissionais, e mais conhecedores do mundo em que vivem.
As Salas de Estudo de todas as unidades têm um acervo destinado a todas as séries do Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. A Sala de Estudo da escola é o seu espaço de estudo, aprofundamento, acesso ao conhecimento e diálogo com a escola.

 

Horário de funcionamento

2ª a 6ª das 8h às 12h e das 13h às 18h

Localização

 Av. dos Bandeirantes nº 2222 Mangabeiras
CEP: 30210-420
Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3245-3537

Regulamento

Inscrição:
Para frequentar a Sala de Estudo, o aluno regularmente matriculado deverá inscrever-se como leitor. Para isso, o interessado deverá apresentar a carteira de identidade ou qualquer outro tipo de documento que o identifique. Todas as unidades do Sistema Olimpo possuem um acervo variado de livros didáticos, literários e provas de vestibular.

Nossos Serviços

1) Serviço de Empréstimo
O serviço de empréstimo é o setor da Sala de Estudo encarregado de fornecer aos leitores, mediante empréstimo, o material bibliográfico solicitado, seguindo os procedimentos:
a) Cada leitor poderá retirar, de cada vez, até 2 (duas) obras;
b) Quando a publicação desejada pelo leitor não se encontrar na Sala de Estudo, isto é, estiver emprestada, ele poderá reservá-la;
c) As publicações não serão retiradas em prazos iguais, mas sim de acordo com as condições específicas de cada tipo de leitura, isto é:
- Livros didáticos – Prazo de empréstimo de 5 dias;
- Livros literários – Prazo de empréstimo de 7 dias;
- Periódicos – Prazo de empréstimo de 3 dias;(os Periódicos antigos poderão ser emprestados após o recebimento do seu número mais atualizado)
d) Os leitores deverão pagar multa diária por atraso (incluindo sábados, domingos e feriados), em moeda corrente, pela não observância dos prazos de empréstimo e suspensão da inscrição até o pagamento da mesma;
e) Para cada dia de atraso será cobrada como multa a importância de R$ 3,00;
f) O leitor não poderá retirar outras obras da Sala de Estudo enquanto não estiver quite com o pagamento das multas em que porventura incorrer;
g) O leitor responde por perdas e danos das obras a ele confiadas;
h) No caso de perda ou dano de obras e materiais emprestados, o leitor deverá pagar o preço da obra, constante da fatura, ou terá que repor a mesma, além de pagamento de multa.



2) Outros Serviços oferecidos
- Consulta local do material;
- Empréstimo domiciliar;
- Empréstimo entre as Bibliotecas do Sistema;
- Renovação;
- Reserva;
- Orientação bibliográfica.
- Pesquisa bibliográfica em diversas fontes;
- Comutação Bibliográfica (COMUT), que busca as obras e informações do acervo de outras bibliotecas;
- Acesso à base de dados nacionais e internacionais;
- Uso da internet voltada à pesquisa aos usuários cadastrados na Biblioteca do Sistema;
- Exposição e divulgação de novas aquisições;
- Sistema de cópias.