Dicas de estudo

APRENDA MAIS

Ser bom aluno não requer noites em claro nem renúncia à diversão. Pelo contrário. Descanso e lazer são fundamentais para manter a disposição diante da pilha de exercícios para resolver e leituras a fazer. E não existe uma fórmula mágica nem mistério: basta elaborar um bom roteiro de estudos e respeitar esse planejamento.

TEM DE QUERER

Admitir que faltou vontade de aprender é um grande passo para melhorar a qualidade do aprendizado. Isso porque o desejo sincero de estar debruçado sobre os livros interfere na concentração. É o que faz a diferença, por exemplo, quando você percebe que não estava prestando a menor atenção naquele texto, embora estivesse lendo frase após frase. Lembre-se sempre que o sucesso nos estudos depende da disposição para a tarefa. Especialistas garantem que só quando você está ligado no que está fazendo é que seu cérebro capta adequadamente os estímulos externos, sejam eles a fala do seu professor ou algo escrito. O interesse e o desejo de prestar atenção no assunto promovem uma ativação cerebral em níveis que permitem a memorização.

Mesmo depois de estar concentrado na realização da tarefa, ainda há diversas maneiras de se tornar mais produtivo. Uma delas é estabelecer prioridades para a mente. O maior desafio de um estudante, a prova do vestibular, pode ser vencida mais facilmente com algumas atitudes, como olhar primeiro a prova inteira e realizar os exercícios fáceis antes de responder ao resto. A melhor maneira de encarar uma prova é como um jogo de pega-varetas, em que você tira primeiro as peças que não oferecem risco.

DETALHES

O local em que você estuda pode influenciar seu desempenho. Ele deve ser arejado claro: abra a janela e tenha uma boa luminária. Da ventilação adequada depende o bom funcionamento de seu cérebro e a boa luminosidade ajuda a manter a concentração. Também preste atenção na altura da mesa, que deve coincidir com a de seus cotovelos quando você estiver sentado. Prefira um móvel amplo que permita a organização de todo o seu material. E não esqueça: dicionários, um comum e outro de etimologia, são úteis para elucidar conceitos, qualquer que seja a disciplina em questão.

CANTINHO BOM

Estudar sempre no mesmo lugar facilita a concentração. A mente acaba se educando para realizar as operações necessárias ao estudo quando você estiver ali. Se você não tiver um espaço, bibliotecas são ótimas alternativas. Na hora de estudar, mantenha a coluna ereta, formando um ângulo de 90º em relação às coxas, e deixe os pés inteiramente apoiados no chão ou num apoio. Essa posição evita que você fique dolorido. É muito mais produtivo escrever ou ler sentado do que deitado. Relaxar num sofá atrai o sono. Outra dica dos especialistas é instalar um “cordão de isolamento”. Não custa pendurar na porta uma tabuleta com os dizeres “não perturbe”. Não atenda a telefonemas e dispense as guloseimas enquanto estiver estudando. Conciliar qualquer atividade com o estudo desvia sua atenção e pode prejudicar o aprendizado. O computador e a internet são poderosos instrumentos de estudos. Mas tome cuidado com as tentações: games e salas de bate-papo são extremamente dispersivos.

ENGENHARIA DA BOA LEITURA

Ler algo compreendendo com clareza seu conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e depende de prática. Não se consegue aprender a ler às vésperas da prova. É preciso adquirir o hábito, mesmo que isso seja feito com livros sem relação direta com os assuntos das aulas. Isso é importante para se conquistar o prazer de ler. Veja algumas dicas para tornar a leitura mais produtiva:
Grande tema
Antes de tudo, atente para os destaques apontados pelo autor do texto (título, intertítulos, quadros, ilustrações). Isso vai ajuda-lo a ter uma noção ampla antes de começar uma leitura mais extensa.
Rabiscos
Vá destacando com caneta colorida ou marcador de texto as palavras-chave. Se preferir, escreva ao lado de cada parágrafo a idéia principal, o que vai facilitar a compreensão na hora de rever o assunto.
Interpretação
Durante a leitura, relacione e compare as novas informações com o que você já sabia sobre o tema. O autor pode estar contrariando ou acrescentando algo à informação que você já tem. Ou pode estar defendendo uma teoria incorreta. Nunca renuncie ao senso crítico.
Síntese
Faça um fichamento do que foi lido. Anote o título, o autor, a editora ou a fonte, a data da publicação e a página. Depois, escreva o que você entendeu em um resumo. Consulte-o sempre que precisar retomar o assunto.

ORGANIZE-SE

Se estudar de forma organizada não faz parte de sua rotina, acompanhe as dicas abaixo onde tentamos responder às dúvidas mais freqüentes.
Qual a duração ideal de um plano de estudos?
Depende dos objetivos que se quer atingir. Podem-se estabelecer metas de curto ou longo prazo. Elas devem estar em sintonia com o ritmo do conteúdo dado em sala de aula. Quando as metas são cumpridas à risca, sua motivação se mantém em alta.
Quantas horas é preciso estudar?
O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de duas horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.
Como organizá-lo?
Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em sala, vá detalhando os conteúdos e as metas em outra tabela.
Como dividir o tempo entre as várias disciplinas?
Intercale as matérias preferidas com as que você não gosta. Evite, por exemplo, estudar matemática e física em seguida, já que as duas exigem cálculos.
Como controlar o cumprimento do plano de estudos?
Tique na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições, mas evite sempre adiar as tarefas.

NÃO ERRE

Cuidado para não desperdiçar o seu tempo dedicado aos estudos. Segue uma lista dos erros mais comuns.
Ignorar seu ritmo de estudos
Se você acha difícil acordar cedo, o livro vai se transformar em travesseiro logo de manhãzinha. Não adianta fazer um plano que não esteja adaptado ao seu ritmo. Se não cumprimos o planejado, a auto-estima vai lá pra baixo e leva junto o rendimento.
Deixar para depois
Não caia na armadilha de adiar o estudo na crença de que ainda tem bastante tempo. É comum o aluno deixar para estudar depois porque sempre encontra coisas mais importantes a fazer. Quando isso acontece, as tarefas se acumulam e é impossível dar conta de tudo.
Abusar do café
Entupir-se dele para ficar acordado pode ser erro. Para pessoas saudáveis, uma xícara de café feito na hora, até quatro vezes ao dia, funciona como estimulante, mas em grandes quantidades dificulta a concentração.
Só estudar
Passar noites em claro resolvendo equações não faz de ninguém um bom aluno. Dormir, pelo menos 6 horas por dia, é essencial para memorizar e aprender.
Forçar a barra
Sem motivação você não alcança o sucesso. Querer realmente aprender o que está à sua frente é meio caminho andado.
Passar por cima de dúvidas
Se você não entendeu algo, pergunte a quem saiba. Quando você menos espera, um conceito não aprendido em química aparece em uma aula de física.
Dispersar-se
Quando seu pai está vendo TV e sua irmã ouvindo música, não há quem estude. Isso pode até não impedir seu trabalho, porém faz com que você gaste uma hora para concluir uma tarefa que faria em vinte minutos.